top of page
  • Foto do escritorThelma Madarás

Fortalecimento da capacidade cognitiva através das mãos

3 Dicas de como fortalecer sua capacidade cognitiva - em qualquer idade!


Cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos, bem como as informações que são disponibilizadas pelo armazenamento da memória, isto é, a cognição processa as informações sensoriais que vem dos estímulos do ambiente em que estamos e também processa o conteúdo que retemos em relação às nossas experiências vividas.


Para dar ao seu cérebro um treino completo, você precisa envolver os dois hemisférios do cérebro e do cerebelo. Você só pode fazer isso praticando, explorando e aprendendo coisas novas nas três dimensões do mundo real.





Que tal criar alguns hábitos que nos ajudem a fortalecer nossa capacidade cognitiva? aqui vão 3 dicas importantes:


1) Viva novas experiências


Quando foi a última vez que você fez alguma coisa pela primeira vez?


Um estudo de 2013 descobriu que aprender habilidades novas e desafiadoras é a chave para nos mantermos afiados à medida que envelhecemos.


As descobertas revelam que atividades menos exigentes, como ouvir música clássica ou simplesmente completar quebra-cabeças, ou palavras cruzadas, não são suficientes para enfrentar o envelhecimento da mente e do cérebro.


A pesquisadora líder Denise Park, da Universidade do Texas, Dallas, afirma que "É importante fazer algo que não é familiar, mentalmente desafiador, e que forneça amplo estímulo mental e social.


"Quando você está dentro da sua zona de conforto, você pode estar fora da zona de aprimoramento. "


2) Fortaleça sua criatividade através da arte e ofícios


Um estudo da Universidade de Michigan descobriu que a participação infantil em artes e ofícios leva à inovação e aumenta as chances de começar um negócio na idade adulta. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que possuem negócios, quando crianças foram expostas às artes e atividades construtivas manuais em até oito vezes mais do que o público em geral.


Os neurocientistas descobriram que o treinamento de atividades manuais melhora a função e a conectividade de diferentes regiões do cérebro e melhora a função cognitiva.


As manualidades, que podem ser diversas, como tocar um instrumento musical ou adotar um hobby, efetivamente aumentam o tamanho do cérebro, fortalecem e constróem novas conexões mentais.


3) Mantenha um saudável convívio social


Estudo da Universidade de Chicago, apresentou resultados que identificaram que as consequências para a saúde de se sentir solitário podem desencadear declínio psicológico e cognitivo. A pesquisa descobriu que sentir-se isolado dos outros pode perturbar o sono, elevar a pressão arterial, aumentar o hormônio do estresse cortisol, aumentar a depressão e diminuir o bem-estar geral.


Todos esses fatores conspiram para prejudicar a função cerebral e reduzir a capacidade cognitiva.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page