CASO DE SUCESSO
Processos de trabalho transparentes
A importância de processos bem definidos
Muitas vezes enxergamos disfunções em equipes tecnicamente eficientes, mas ao avaliarmos a raiz do problema, muitas vezes encontramos processos dúbios e com falta de definições básicas e pior, desconhecidos pelos colaboradores.
Esse tipo de situação gera diversas disfunções como falta de confiança, atrasos, discussões e equipes com potencial sub-utilizados.
Demonstrar que processos não são segredos industriais entre colegas da mesma organização, mas sim ferramentas de eficiência organizacional é fundamental para reconstruir um time e reconectar as pessoas.
Conheça essa dinâmica de desenvolvimento profissional e de integração de equipes .
QUERO
SABER
MAIS
O objetivo da empresa
Uma empresa de serviços logísticos queria trabalhar a comunicação da equipe para melhorar o desempenho e a fluidez do processo de prestação de serviços.
Projeto Criado
Construção de um fluxo logístico
multi-modal
O programa de desenvolvimento aplicou as ferramentas:
-
Design Thinking
-
Kanban
Dividimos a equipe em 4 times e cada um tinha que construir uma etapa de um projeto de importação - levar containers do porto de expedição ao armazém marítimo.
Dinâmica - Construção Colaborativa
Os projetos foram construídos usando marcenaria, elétrica e pintura.
Durante o processo de construção fomos destacando as formas de comunicação entre os times, como cada etapa do fluxo logístico tinha que se conversar com a outra e mostrávamos a importância de um processo e etapas bem definidas para que o objeto chegasse ao seu destino final.
Resultado:
Missão cumprida:
O time construiu um fluxo logístico completo, com armazém de saída, navio graneleiro, guindastes hidráulicos, caminhões elétricos de transporte e um armazém que tinha até área de descanso para os colaboradores!
Hard Skills:
A aplicação do design thinking conseguiu introduzir o conceito de criação colaborativa de projetos e o Kanban a visualizar o acompanhamento das atividades promovendo assim alternativas de melhoria de processo e co-criação de soluções logísticas
Soft Skills:
Durante o fechamento (debriefing) foi fundamental a identificação do baixo nível de colaboração e troca de informações (comunicação) que existia no grupo antes da dinâmica.
Processo de Aprendizagem
Como o processo logístico exige um intenso nível de comunicação, e no projeto separamos as etapas em grupos, o alinhamento constante era essencial para que no final o container fosse transportado de um ponto a outro.
Essa necessidade ficou clara nesse exercício que representou fielmente as funções de uma equipe logística.
Dessa forma conseguimos trabalhar os 4 estágios da aprendizagem e competência.
Incompetência Inconsciente - desconhecimento total acerca da nova habilidade a ser aprendida.
Incompetência Consciente - o indivíduo reconhece sua incompetência em algo e se dedica ao processo de valorização do conhecimento a ser adquirido.
Porém, o entendimento de que o erro é um grande aliado no processo evolutivo precisa estar presente, para a superação dos desafios e o consequente avanço para a próxima etapa.
Competência Consciente - o indivíduo entende ou sabe como fazer algo, mas ainda não é automático, ele precisa realizar as atividades devagar e com muita atenção.
Competência Inconsciente - Durante a dinâmica também enxergamos as competências que os participantes apresentam com maestria.
Relatório de Melhoria Contínua - Todos os aspectos positivos e negativos da equipe foram identificados e apresentados em relatório na forma de um plano de desenvolvimento contínuo de equipe com alternativas de ferramentas e metodologias a serem usadas nos programas de capacitação profissional.