CV Brasileiro e Hard & Soft Skills

Atualizado: há 4 dias

O seu currículum vitae realmente mostra a verdade sobre as suas experiências e competências técnicas?


Curriculum vitae

Nas últimas semanas vimos uma chuva de pessoas conhecidas que tinham em seu CV, títulos de cursos, mestrados e doutorados feitos no exterior em instituições como #Harvard, mas que eram #fakes.


Eu comecei a pensar no que leva uma pessoa com uma história incrível, enfeitar seu currículum com um título, mesmo correndo o risco de ser descoberta...

O caso é que recrutadores preferem pessoas que estudaram no exterior.


Entre 2 candidatos a uma vaga, sendo que um fez mestrado na #USP e outro que fez no #MIT, quem vai levar vantagem? É uma comparação desmedida? Não! É exatamente o peso do endosso que a instituição nos dá! E para alguns cargos precisamos deste peso! E claro enfeitar o #CV funciona! Pois nós tendemos a acreditar nas informações que constam ali!


Estes títulos em nosso CV indicam nossas #hardskills . Hard skills são conhecimentos profissionais, ferramentas, técnicas que permitem ao profissional executar de forma mais eficiente o seu trabalho. São #capacidades técnicas aprendíveis e portanto apenas o certificado de conclusão do curso é a comprovação necessária, de que alguém precisa para se candidatar a alguma vaga ou #trabalho, ser professor, palestrante, ou gerar mais confiança na ocupação de um cargo público ou posição profissional.


Não sei se é apenas no Brasil, mas falo do que conheço, aqui somos indicados a criar um currículum de ouro, colocamos inglês fluente, mesmo sabendo que o nosso nível não passa do intermediário, não sabemos criar uma tabela dinâmica do excel, mas temos certificado avançado do pacote office. Tudo porque acreditamos que na hora da entrevista a gente se vende melhor.... e muitas vezes realmente funciona! Claro, sempre tem aquele que exagera no floreio do currículum e o tiro acaba saindo pela culatra!


Mas ainda sim, é uma estratégia que pode nos colocar em uma posição mais avançada na longa fila dos interessados ou desempregados. Foi assim que eu aprendi e pelo jeito das coisas e dos perfis que tenho visto no #Linkedin a situação não irá melhorar!!


O interessante é que já vi empresas dizendo que este tipo de atitude demonstra uma "soft skill" muito importante para o mundo dos negócios. O #marketing que vende! O problema é que o rótulo fez você conseguir o emprego, mas suas soft skills, o seu conteúdo é o que te fará ficar e crescer!


Soft skills são capacidades muito mais subjetivas do que palpáveis, ela envolve #comportamentos interpessoais, de comunicação e de operação. São para muitas empresas capacidades mais importantes do que as próprias "hard skills", pois você muitas vezes é contratado pelas hard skills que detém, mas é demitido por causa de suas soft skills, ou falta delas!


Das 10 mais importantes habilidades para o novo mundo de trabalho, 8 são soft skills, conforme o World Economic Forum - Relatório The Future of Jobs de 2018, algumas como

Inovação e Pensamento Analítico, aprendizado ativo e estratégias de aprendizado, criatividade, originalidade e iniciativa, solução de problemas complexos, liderança, influência social, inteligência emocional, etc são #habilidades que exigem mais do que um livro para serem desenvolvidas, exigem vivências, experiência, exercício e muita mudança de cultura.


Como está o seu CV? Você está exagerando no marketing pessoal? vendendo um produto que pode ser devolvido? Que tal se você pensar em incluir no seu CV algumas de suas soft skills mais importantes. Se formos avaliar que algumas empresas como google e amazon para algumas vagas, não estão mais exigindo cursos e sim comprovação das competências (hard & soft skills) através de relatos de suas realizações e projetos? Que tal agora tentarmos incluir uma sessão de soft skills no seu lindo CV brasileiro forrados de hard skills! Tente vender o seu peixe antes da entrevista, talvez com uma ou 2 frases sobre suas fortalezas.


Você já tem isso? comente aqui a sua experiência até agora! E vc que não tem?


Vamos tentar abrir outra porta de experimentos para seu novo emprego?


Como as empresas avaliam e desenvolvem soft skills de seus colaboradores

Quais os tipos de atividades que as empresas usam para avaliar e aprimorar soft skills dos seus colaboradores?


Já vi vários tipos de #dinâmicas, umas mais elaboradas e outras menos, mas em todas elas, o conceito principal é de gerar interações entre as pessoas, sentir como cada participante se "revela"durante o exercício e mostrar os resultados, para assim gerar o #autoconhecimento e #insights que possibilitem um refinamento destas habilidades e competências interrelacionais.


Na metodologia construcionista, aplicada pelo #DUIT o processo de avaliação e fortalecimento de soft skills & competências é desenhado conforme o perfil do grupo e objetivo da organização.


O resultado deste tipo de #dinâmica é materializado em um objeto, construído de forma colaborativa pelo grupo. Desta forma, possibilitamos a auto-avaliação e os insights no fechamento do exercício.


Enxergarmos onde podemos melhorar, já é um grande passo para nosso auto-desenvolvimento!


Quer saber mais sobre a metodologia construcionista em programas de desenvolvimento de pessoas e equipes? Fale conosco!


#teambuilding #dinamicasdeequipe #desenvolvimentoprofissional #softskills


Visite nossas redes sociais

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

DUIT - A casa do fazer

Rua Girassol, 1220 V. Madalena - SP

Tel: 11 3031-0110

Cel: 11 99590-7980 / 98631-9051

CNPJ. 29.079.114/0001-50

Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet. Ofertas válidas até o término do  prazo de vigência de promoções. Caso os produtos apresentem divergências de valores, o preço válido é o carrinho de compras. Vendas sujeitas a análise e confirmação de dados e pagamento.

Entrega dos produtos entre 5 e 10 dias úteis após confirmação dos dados.