Novidade do Livro Marketing 4.0 do Kottler

Atualizado: 19 de Nov de 2020

Qual a maior novidade no livro #Marketing 4.0 do Kottler?

Oras, se o mundo se tornou mais conectado, tecnológico e colaborativo, o marketing também se adaptou!!



E ninguém melhor que o #Kottler para descrever tão bem esta transição e a integração do marketing digital à sua teoria! Um dos pontos que eu mais gostei foi a relação dos 4P's com os novos C's. Vale a pena uma leitura e reflexão mais profunda do tema, mas aqui vai um pequeno resumo:


O Produto, se chama Co-creation, o cliente faz parte do desenvolvimento das soluções para suas necessidades.


O Preço se torna Currency, formação de preços passa de padronizada para dinâmica, adaptável à oferta e demanda e viabilizada para outras indústrias pelos avanços tecnológicos.


A Praça torna-se Communal Activation, baseada no desejo dos consumidores terem acesso quase imediato a produtos, estratégias de distribuição peer to peer são fundamentais.


A Promoção se torna Conversation. A comunicação deixa de ser unilaterial, as empresas não são mais as únicas fontes de informação de seus produtos, mas as plataformas de recomendações, reclamações e o boca a boca têm maior poder de persuasão e influenciam a decisão de compra em 1 segundo.


Enfim, em um mundo conectado o seu cliente é fundamental na construção de sua estratégia!!


E por isso as metodologias centradas no cliente estão cada vez mais em alta no mundo corporativo! No próximo post eu falo um pouco mais sobre elas.


#marketing40 #marketingkottler #marketingb2b #Customercentric #inovação



Posts recentes

Ver tudo