DESENVOLVENDO SUA COGNIÇÃO

Atualizado: Set 13

3 Dicas de como fortalecer sua capacidade cognitiva - em qualquer idade!

Cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos, bem como as informações que são disponibilizadas pelo armazenamento da memória, isto é, a cognição processa as informações sensoriais que vem dos estímulos do ambiente em que estamos e também processa o conteúdo que retemos em relação às nossas experiências vividas.

Para dar ao seu cérebro um treino completo, você precisa envolver os dois hemisférios do cérebro e do cerebelo. Você só pode fazer isso praticando, explorando e aprendendo coisas novas nas três dimensões do mundo real.

Que tal criar alguns hábitos que nos ajudem a fortalecer nossa capacidade cognitiva? aqui vão 3 dicas importantes:

1) Viva novas experiências

Quando foi a última vez que você fez alguma coisa pela primeira vez?

Um estudo de 2013 descobriu que aprender habilidades novas e desafiadoras é a chave para nos mantermos afiados à medida que envelhecemos.

As descobertas revelam que atividades menos exigentes, como ouvir música clássica ou simplesmente completar quebra-cabeças, ou palavras cruzadas, não são suficientes para enfrentar o envelhecimento da mente e do cérebro.

A pesquisadora líder Denise Park, da Universidade do Texas, Dallas, afirma que "É importante fazer algo que não é familiar, mentalmente desafiador, e que forneça amplo estímulo mental e social.

"Quando você está dentro da sua zona de conforto, você pode estar fora da zona de aprimoramento. "

2) Fortaleça sua criatividade através da arte e ofícios

Um estudo da Universidade de Michigan descobriu que a participação infantil em artes e ofícios leva à inovação e aumenta as chances de começar um negócio na idade adulta. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que possuem negócios, quando crianças foram expostas às artes e atividades construtivas manuais em até oito vezes mais do que o público em geral.

Os neurocientistas descobriram que o treinamento de atividades manuais melhora a função e a conectividade de diferentes regiões do cérebro e melhora a função cognitiva.

As manualidades, que podem ser diversas, como tocar um instrumento musical ou adotar um hobby, efetivamente aumentam o tamanho do cérebro, fortalecem e constróem novas conexões mentais.

3) Mantenha um saudável convívio social

Estudo da Universidade de Chicago, apresentou resultados que identificaram que as consequências para a saúde de se sentir solitário podem desencadear declínio psicológico e cognitivo. A pesquisa descobriu que sentir-se isolado dos outros pode perturbar o sono, elevar a pressão arterial, aumentar o hormônio do estresse cortisol, aumentar a depressão e diminuir o bem-estar geral.

Todos esses fatores conspiram para prejudicar a função cerebral e reduzir a capacidade cognitiva.

Em tempos de quarentena, esta talvez seja o mais difícil hábito para adotar, mas não menos importante. É fundamental que encontremos o equilíbrio entre isolamento e convívio social para garantirmos o bem estar mental de nossas equipes e de nós mesmos!

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