Conheça as 5 disfunções de um time e como superá-las!!

Atualizado: há 4 dias

Já aconteceu de você construir uma equipe com profissionais altamente gabaritados mas que não têm uma boa performance em grupo? Se sim, este texto é para você.

Conheça um pouco mais sobre os motivos que impedem uma equipe de alcançar a excelência e formas de superar estes obstáculos!

Reunioes ineficientes e interminaveis


Durante as pesquisas para a implementação da metodologia construcionista em dinâmicas de formação de equipe, encontramos um excelente livro chamado "The Five Dysfunctions of a Team" de Patrick M. Lencioni. Neste livro o autor descreve 5 problemas que impedem o crescimento e a coesão das pessoas como equipes.


1. Falta de confiança



Confiança é o alicerce do trabalho em equipe!

Quando os membros da equipe não confiam uns nos outros, eles não compartilham ideias, não pedem ajuda, não dividem problemas, não dão feedbacks, não há transparência, não há apoio mútuo em tarefas multi-disciplinares, enfim o que se pode esperar de uma equipe que não divide problemas e soluções? Falta de alinhamento, retrabalho, recursos e skills individuais desperdiçados.


Como resolver o problema de falta de confiança?


A Confiança é o alicerce de qualquer equipe e é do líder a responsabilidade de criar um time coeso e manter a confiança entre os membros. O primeiro passo é dando exemplo, as atitudes dizem mais do que mil palavras. O líder deve mostrar suas vulnerabilidades, ser aberto, honesto, transparente, deve comunicar claramente os objetivos da empresa e a função de cada um. Deve encorajar a aproximação das pessoas e fomentar atividades que fortaleçam o confiança e coesão entre os membros da equipe.

Atividades de Team Building é uma das formas mais eficientes para criar uma equipe engajada. São dinâmicas que ajudam a criar a sensação de coesão e ensinam as pessoas a confiar umas nas outras, pois força o trabalho em conjunto para alcançar o objetivo do exercício.


2. Medo do Conflito



Medo de conflito

Este segundo problema é muito comum, pois cria uma harmonia artificial entre as pessoas. Times funcionais necessitam de debates saudáveis. Times que conseguem discutir abertamente sobre seus problemas, tendem a resolvê-los de forma mais eficiente e rápida, encontram a raiz do problema ao debater as diferentes perspectivas sem temer que sejam discordados. Você pode perceber ter este problema quando suas reuniões não são produtivas, os problemas mais importantes são constantemente deixados de lado, pois são controversos demais. Um time assim, tem seus membros frustrados, pois ao nunca expressar suas ideias não se sentem parte do problema, ao mesmo tempo que também não se enxergam como peças fundamentais para a solução. É um time manco, com muita politicagem e ruídos.


É importante entender de onde vem este medo de conflito: pode ser pela falta de confiança entre os membros da equipe, ou por problemas de comunicação.


A falta de confiança entre os membros da equipe pode trazer o medo do conflito, pois os membros podem acreditar que não serão escutados, ou que suas opiniões não são relevantes e claro este tipo de situação gera falta de engajamento.


Falhas na comunicação já é um tema muito mais complexo que deve ser avaliado de forma separada em profundidade. Mas encontramos frequentemente grupos que realmente não se ouvem, não praticam a escuta ativa, ninguém deixa ninguém terminar um raciocínio e com o tempo isto gera frustração e silêncio. É importante treinar a comunicação não violenta e o feedback construtivo. Uma ideia discordada de forma amistosa é muito diferente do que discordada de forma negativa.


O tom faz a música! Se o tom for ríspido, com o tempo teremos um time que não levanta conflitos pois prevê uma discussão com o mesmo tom.


Como resolver o problema do Medo de Conflito


Novamente é papel do líder é fundamental para resolver este problema. Ele deve verificar onde está a raiz do problema. Além disso é importante que a liderança envolva todos nas reuniões, pedindo opiniões para os mais calados, reduzindo as interferências durante as falas dos membros, criando rodadas de Brainstorming para quebrar barreiras.

O time precisa entender a diferença entre uma discussão produtiva de uma discussão destrutiva, e o líder deve ser o facilitador e intervir sempre que necessário.

Existem atividades de Team Building que têm como objetivo identificar a raiz do problema do medo de conflito, desenvolver a comunicação não violenta e fortalecer a confiança, trabalhar o engajamento de equipe em torno de um objetivo comum.


3. Falta de Comprometimento


Falta de comprometimento

Falta de comprometimento é uma consequência e não um problema em si! Ou seja é fundamental que entendamos a causa da falta de engajamento de um time ou de alguns de seus membros. Os motivos podem ser diversos: metas inatingíveis, não realistas; falta de transparência sobre os objetivos e prioridades da empresa; a própria falta de confiança e problemas de comunicação.


Às vezes escutamos nos corredores "eu sabia que não ia dar certo, mas ninguém me escuta!!" ou "ninguém pede minha opinião, agora não me culpem pelo fracasso!"; são típicos comentários das pessoas que não se sentem parte do grupo, às vezes este sentimento leva até a uma torcida contrária.


Um time comprometido tem uma coisa em comum, sabem exatamente para onde estão indo, qual o papel de cada um e está empenhado em ajudar uns aos outros a atingir os objetivos propostos. Sabem que estão no mesmo barco e que cada papel tem sua importância na jornada. Todos entendem a importância dos papéis individuais e por isso estão envolvidos em um objetivo comum.


Como resolver o problema da falta de comprometimento


O líder continua tendo um papel fundamental na avaliação das causas deste problema, por isso deve trabalhar como administrador das atividades e prazos. Uma boa atividade é realizar com frequência definida reuniões de alinhamento de objetivos e acompanhamento das atividades.


Estes encontros são fundamentais para reforçar a meta, fazer correções na direção dos trabalhos e enfatizar a importância do trabalho de cada pessoa do time. Rodadas de Brainstorming para resolução de problemas são altamente eficientes, pois ajuda a dar voz a todos os membros, reduzir os julgamentos e abre possibilidades para soluções fora da caixa.


Atividades de team building são altamente eficazes para sedimentar o conceito de time e mostrar a relevância das diferentes atividades na construção de um objetivo comum.


4. Não assumir responsabilidade



Nao assumir responsabilidade

Este problema é novamente uma consequência de um conjunto de situações! Não assumir responsabilidade é típico de pessoas que não confiam no sucesso do time, que se sentem desvalorizadas, que não são ouvidas ou tem suas opiniões constantemente desconsideradas, enfim de pessoas que não se sentem parte do time.


Mostram desconforto quando são pressionadas a se posicionar, não querem correr o risco de se comprometer com algo que elas muitas vezes torcem contra!


Times com este problema normalmente transferem a responsabilidade para o chefe ou para outro colega. Normalmente isto acontece quando não há clareza sobre "quem, faz o quê, quando e como". Como diz o ditado: cachorro com dois donos morre de fome!


Como resolver o problema de falta de responsabilidade


Em times cujas atividades estão registradas em processos claros com papeis , KPI's e prazos definidos, fica mais difícil encontrar problemas desse tipo. A liderança continua responsável por estabelecer um processo de trabalho transparente e direto, sem duplas interpretações, este formato de desenho de atividades se mostra importante tanto para evitar falta de responsabilidade quanto para implementar melhorias no processo. Softwares de gestão de processos e tarefas são muito úteis para auxiliar no desenho e acompanhamento das atividades da equipe.


Ao criar formas de quantificar o desempenho do time, o líder pode também implementar um formato de reconhecimento do trabalho em equipe considerando todos os membros.

Novamente atividades de Team Building que focam no planejamento de ações e reforçam a importância da divisão do trabalho e organização do tempo, são poderosas ferramentas para começar a destravar as amarras do grupo tornando-o mais comprometido uns com os outros e com os objetivos comuns.


5. Desatenção aos Resultados (do Grupo)


Desatenção a resultados

Muitas vezes as pessoas tomam decisões para alavancar suas carreiras, mesmo que estas decisões sejam prejudiciais ao grupo. Membros com pouco comprometimento com as metas do time precisam procurar formas para se destacar na organização, ser reconhecido e assim crescer profissionalmente. Um time de alta performance precisa entender que se o time ganha, todos ganham e para isso precisam tomar decisões em favor do coletivo em detrimento de interesses pessoais de cada um.


Em times cujos interesses pessoais de cada um são mais importantes do que o objetivo da equipe, perde em performance, perde pessoas que são orientadas ao resultado, perde ao influenciar que outros membros também comecem a pensar mais em si do que no grupo, enfim todos estarão no mesmo barco, mas que remando para todas as direções, fatalmente não sairá do lugar. Assim todos perdem!


Como resolver o problema de falta de foco no resultado


O líder deve demonstrar sempre a direção a seguir e quais os resultados esperados de todos em favor do grupo. Processos bem definidos são essenciais para evitar que este problema aconteça com seu grupo, além da utilização de softwares de acompanhamento de atividades.


Novamente, atividades de Team Building tem o poder de demonstrar o poder do trabalho em grupo, do planejamento de atividades, organização do tempo e foco no resultado da equipe.


O papel da liderança


Um dos pontos mais importantes a notar é que o líder tem responsabilidade sobre sua equipe, portanto enxergar os problemas e tentar resolve-los está contemplado em suas atribuições. O líder define os objetivos, divide as atividades, as metas, os prazos, soluciona conflitos, comunica as diretrizes da empresa, enfim, ele tem em suas mãos o poder de diminuir estes problemas, utilizando ferramentas internas e também externas, pois pode contar com a ajuda de consultores ou especialistas.


Abrace os desafios de liderar uma equipe de alta performance e peça ajuda quando precisar! Aceite suas vulnerabilidades, este é primeiro passo para começar a resolver quase todos os problemas com seu grupo e se destacar como um líder de sucesso!


Team Building Construcionista


Team Building

Atividades de team building construcionistas, são altamente eficientes para trabalhar todos os problemas destacados nesta publicação. É construcionista pois existe a construcão de um projeto real, palpável e útil, utilizando altas tecnologias como impressão 3D, corte a laser, e também baixas tecnologias como marcenaria, costura e pintura na sua execução. Qual objeto? Decidimos em conjunto.


O objeto a ser construído também leva uma mensagem da empresa e portanto a sua definição passa pela decisão em conjunto entre o DUIT e a área solicitante.


É construcionista pois existe também a construção do processo. Durante a primeira reunião de briefing com a liderança da área e o RH, recebemos as indicações de quais competências que precisam ser avaliadas e desenvolvidas e com estas informações desenhamos o processo adequado para que a experiência enfatize as competências desejadas. Toda dinâmica é construída especificamente para tratar os problemas de sua equipe, ou seja é 100% customizável.


Traga sua equipe para viver esta experiência e se transformar!


Quer saber mais?

Entre em contato conosco, nosso objetivo é levar conhecimento e crescimento profissional através da experiência do fazer!


#desenvolvimentodeequipe #desenvolvimentoprofissional #teambuilding #engajamentodeequipe #atividadeemgrupo

#dicasdeblog #WixBlog

Visite nossas redes sociais

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social

DUIT - A casa do fazer

Rua Girassol, 1220 V. Madalena - SP

Tel: 11 3031-0110

Cel: 11 99590-7980 / 98631-9051

CNPJ. 29.079.114/0001-50

Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet. Ofertas válidas até o término do  prazo de vigência de promoções. Caso os produtos apresentem divergências de valores, o preço válido é o carrinho de compras. Vendas sujeitas a análise e confirmação de dados e pagamento.

Entrega dos produtos entre 5 e 10 dias úteis após confirmação dos dados.