IMG_6349.JPG

CRIATIVIDADE

A criatividade é a capacidade de criar coisas novas, de gerar novas ideias a partir do que já é conhecido e também daquilo que é previsto ou imaginado para o futuro.

Você se considera uma pessoa criativa ?
 

2-GLOBO_TRAINEE-28_edited.jpg
20191121_165422.jpg
2-GLOBO_TRAINEE-101.jpg

O céu é o limite quando você pensa com criatividade.

Antes de falarmos sobre desenvolvimento de criatividade, é importante começar com uma definição clara do que entendemos por criatividade, pois existem dois tipos completamente diferentes. O primeiro é a criatividade técnica, onde as pessoas criam novas teorias, tecnologias ou ideias.
A segunda é a criatividade artística, que nasce mais da habilidade, técnica e auto-expressão. 

Muitas técnicas foram usadas por grandes pensadores para impulsionar sua criatividade. Albert Einstein, por exemplo, usou sua própria variante informal da
Provocação para desencadear ideias que levaram à Teoria da Relatividade. Mas qualquer pessoa pode aprender a ser tecnicamente criativo e usar essas ferramentas. Elas são projetadas para ajudá-lo a conceber soluções criativas e imaginativas para problemas e ajudá-lo a identificar oportunidades que, de outra forma, você poderia perder.

Abordagens para a criatividade
Existem duas vertentes principais para a criatividade técnica: pensamento programado e pensamento lateral. O pensamento programado depende de maneiras lógicas ou estruturadas de criar um novo produto ou serviço. Exemplos dessa abordagem são a Análise Morfológica e a Reformulando a Matriz.
A outra vertente principal usa o "Pensamento Lateral". Exemplos disso são Brainstorming, Entrada Aleatória e Provocação. Pensamento Lateral foi desenvolvido e popularizado por Edward de Bono.

Pensamento Lateral
O pensamento lateral reconhece que nossos cérebros são sistemas de reconhecimento de padrões e que não funcionam como computadores. Leva anos de treinamento antes de aprendermos a fazer aritmética simples - algo que os computadores fazem com muita facilidade. Por outro lado, podemos reconhecer instantaneamente padrões como rostos, linguagem e caligrafia.
Os únicos computadores que começam a fazer essas coisas, o fazem imitando a maneira como as células cerebrais humanas funcionam. Mesmo assim, os computadores precisarão se tornar mais poderosos antes de se aproximarem de nossa capacidade de lidar com padrões.
O benefício de um bom reconhecimento de padrões é que podemos reconhecer objetos e situações muito rapidamente. Imagine quanto tempo seria perdido se você tivesse que fazer uma análise completa toda vez que se deparasse com um recipiente cilíndrico de fluido efervescente. A maioria das pessoas simplesmente abre sua lata de refrigerante. Sem o reconhecimento de padrões, morreríamos de fome ou seríamos comidos. Não poderíamos atravessar a estrada com segurança.


Infelizmente, ficamos presos em nossos padrões. Temos a tendência de pensar dentro deles. As soluções que desenvolvemos são baseadas em soluções anteriores para problemas semelhantes. Normalmente não nos ocorre usar soluções pertencentes a outros padrões.

Usamos técnicas de pensamento lateral para romper com essa forma padronizada de pensar, em todas nossas atividades.

As técnicas de pensamento lateral nos ajudam a encontrar soluções surpreendentes, brilhantes e originais para problemas e oportunidades.

É importante ressaltar que cada tipo de abordagem tem sua força. O pensamento lógico e disciplinado é extremamente eficaz para tornar os produtos e serviços melhores. No entanto, só pode ir até certo ponto antes de todas as melhorias práticas terem sido realizadas. O pensamento lateral pode gerar conceitos e ideias completamente novos e melhorias brilhantes para os sistemas existentes. No lugar errado, entretanto, pode ser estéril ou desnecessariamente perturbador.


O Estado de Espírito Criativo...
Freqüentemente, a única diferença entre pessoas criativas e não criativas é a autopercepção. Pessoas criativas se veem como criativas e se dão a liberdade de criar.
Pessoas não criativas não pensam em criatividade e não se dão a oportunidade de criar nada de novo.

Ser criativo pode ser apenas uma questão de reservar o tempo necessário para dar um passo para trás e se perguntar se existe uma maneira melhor de fazer algo. Edward de Bono chama isso de "Pausa Criativa". Ele sugere que esta deve ser uma pequena pausa de talvez apenas 30 segundos, mas que deve ser uma parte habitual do pensamento. Isso requer autodisciplina, pois é fácil de esquecer.
Outra mudança de atitude importante é ver os problemas como oportunidades de melhoria. Embora isso seja um tipo de clichê, é verdade. Sempre que você resolve um problema, tem um produto ou serviço melhor para oferecer depois.



Tem interesse em desenvolvimento de criatividade?

Usando Criatividade
A criatividade é estéril se não resultar nenhuma ação dela. As ideias devem ser avaliadas, aprimoradas, polidas e comercializadas antes de terem qualquer valor.

Provocação é uma técnica importante de pensamento lateral. Funciona movendo seu pensamento fora dos padrões estabelecidos utilizados para resolver problemas.

Reformulando a matriz é uma ferramenta de criatividade que ajuda os indivíduos a identificar as melhores soluções para os problemas, abordando e discutindo sobre eles a partir de quatro perspectivas diferentes, geralmente: produto, planejamento, potencial e pessoas.
Quando você está preso a um problema, muitas vezes ajuda olhar para ele de outra perspectiva. Reformulando a matriz é uma técnica simples que o ajuda a examinar os problemas organizacionais e a tomada de decisão de vários pontos de vista e perspectivas diferentes. Essa técnica ajuda os grupos a se colocarem na mentalidade de pessoas diferentes e a imaginar as soluções ou problemas que eles encontrariam em relação a uma questão ou problema chave. Isso pode ser tudo o que você precisa fazer para encontrar uma ótima solução.

A análise morfológica (MA) é um método para identificar, estruturar e investigar o conjunto total de relações possíveis contidas em um determinado complexo de problemas multidimensional.

20181207_170643.jpg
Image by Susan Q Yin
20191121_165248.jpg