CASO DE SUCESSO
Reduzindo disfunções de equipes
Disfunções em equipes são de urgente solução
Existem vários fatores que geram disfunções em equipes, mas sejam quais forem as raízes do problema devem ser tratadas de forma efetiva e urgente.
Uma disfunção muito comum aparece frequentemente em programas de trainees.
As empresas enfrentam dificuldades de integração da equipe por conta do formato competitivo inerente a este programa.
O trabalho colaborativo é muitas vezes prejudicado, porque os trainees enxergam seus colegas como concorrentes para poucas vagas efetivas pós-programa.
QUERO
SABER
MAIS
O objetivo da empresa
Uma grande empresa multinacional, tinha o objetivo de trabalha a colaboração de seus trainees (1. ano de programa) e pediu uma atividade que engajasse a equipe, criasse comprometimento e promovesse o trabalho coletivo.
Projeto Criado
Voluntariado que integra!
Desenhamos um projeto com uma
causa social bastante envolvente e
de intenso trabalho colaborativo.
Produção de brinquedos para doação para crianças carentes e assim focar o fortalecimento das competências de:
-
Comunicação
-
Integração
-
Resolução de problemas
-
Organização do trabalho
Aplicamos a ferramenta do mindmap para que a equipe aprofundasse um pouco mais o conhecimento de cada um, conversamos os medos e ansiedades inerentes ao início da vida profissional e as inseguranças de cada um em suas atividades.
Para enfrentar esses sentimentos, trabalhamos propósitos, motivações, sonhos e desejos de cada um e assim energizar e inspirar o movimento de construção.
Dinâmica - Construção Colaborativa
A equipe recebeu kits para construir 30 brinquedos usando marcenaria, bricolagem, pintura, corte a laser e impressão 3D.
Durante o processo de construção fomos inserindo atividades e exercícios que promoviam a troca de ideias, a aproximação, a colaboração e a construção do laços significativos entre todos os participantes.
Resultado:
Missão cumprida:
Ao final do dia os trainees tinham produzido e customizado os brinquedos, porém com atraso na conclusão da tarefa. Este atraso foi muito benéfico para a construção da equipe, pois nos mostrou exatamente quais as competências que precisam ser fortalecidas neste jovem time
Hard Skills:
Mindmap e MVP - prototipagem
Soft Skills:
Fortalecer a confiança, o compartilhamento e a co-criação foram dos pontos que trabalhamos para tentar superar as dificuldades desse time.
Processo de Aprendizagem
A dinâmica de construção coletiva por tirar as pessoas da zona de conforto, levou a equipe a realizar alguma atividade conhecida.
O medo do novo foi o principal tema de desenvolvimento dos times. Já o engajamento, a colaboração e a integração foi crescendo na medida em que o tempo ia terminando e a pressão aumentando.
E assim identificamos as fortalezas e os pontos de melhoria contínua para serem incluídos no programa daquele time.